terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Como se vota quando se é analfabeto?

As legislativas já foram, eis que surgiram as autárquicas…que no entretanto também já se foram. Mas aquela sensação de agitação não se fez sentir (pelo menos para os meus lados). Aquela brisa de mudança que se sente no rosto perto do mar, ainda não se fez sentir com estas votações, no entanto uma questão mais alta se levanta.

Quando fui votar nas legislativas reparei na quantidade de partidos e forças políticas que o papel A4 apresentava com os nomes dos partidos todos bonitinhos. Por esta altura surgiram-me umas interrogações quase instantâneas…

E se eu não soubesse ler nem escrever como poderia eu votar?
Será que as pessoas analfabetas votam?
Será que há uma forma de estas pessoas votarem, escolherem, sem serem influenciadas?
Mais uma vez eu não sei como se processam casos destes, mas sei que as pessoas com deficiência já têm outras hipóteses de voto, como por exemplo as pessoas com deficiência visual, ou estou enganado?

1 comentário:

  1. "Aquela brisa de mudança que se sente no rosto perto do mar", eu gosto muito da brisa do mar, especialmente se for o mar de Peniche, tem outro sabor :P mas é sem duvida a brisa de mudança que nos faz agir :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar