domingo, 30 de outubro de 2011

Compreendes a verdade?

"Em 2003, a aldeia palestiniana de Budrus empreendeu um protesto não violento de dez meses, para impedir a construção de uma barreira através dos seus olivais. Vocês ouviram falar disto? Não me pareceu. A realizadora brasileira Julia Bacha pergunta por que razão só prestamos atenção à violência, no conflito israelo-palestiniano -- e não aos líderes não-violentos que podem um dia trazer a paz."

Esta parece-me uma verdade...contornável. Mantemo-nos atentos aquilo que os media nos fazem chegar e continuamos sem contestar a sua veracidade e o seu "poder". Poder esse que continua a ser fornecido por nós, pelas audiências, pelos serviços, pela "ajuda e o dar voz" que nos parecem dar, mas lembrem-se que ainda assim cada minuto conta e continua a ser negócio e dinheiro. A verdade nua e crua não manipulada rende menos e dá azo a menos agitação, é mais fácil manterem-nos sobre o medo e a depressão.
Ainda assim valorizo os que lutam constantemente para que esta não seja a realidade. Como em todo o lado não é uma questão de generalizar.
Mas eles andam aí.

Deixo-vos com dois vídeos se conseguir. Um referente ao destaque do primeiro parágrafo, e outro referente ao que a televisão nos faz.




Sem comentários:

Enviar um comentário