terça-feira, 18 de agosto de 2009

A felicidade é um meio de transporte não é o destino!

Numa das minhas pesquisas nesta fase inicial do meu blogue encontrei uma imagem que tinha associada a frase de título deste post.

Ao longo desta última semana tenho estado com amigos que já não estava há uns bons anos e um dos temas fortemente abordado e fustigado tem sido o conceito de “destino”. Há quem acredite há quem não acredite e há também quem não acredita mas mesmo assim em várias situações da sua vida faça questão de apelidar pelo mesmo, é mais ou menos como ser crente religioso e evocar o que seja em nome de um divino, aquelas coisas culturalmente transmitidas mais nas gerações dos meus avos em que as crenças tinham outra convicção e significado.

Quando reparei nesta imagem com esta frase inscrita pensei de novo, lá está a palavra destino mas envolvida numa frase que para mim tem sentido. A minha visão pessoal é que o destino é feito através das nossas escolhas quotidianas. Podemos sempre optar, direita, esquerda, por aqui, por ali (não frisarei o certo e o errado por razões óbvias de não conseguir abarcar-me de elementos suficientes para clarividente mente dizer o que é o certo e o que é o errado).
Há pessoas que mais do que outras parecem ter um dos pontos do seu caminho traçado, como ser príncipe por exemplo, mas será nesta hipótese específica que é isto que desmistifica o que é o destino? Não será o destino apenas aquilo que certa no grande início e no grande final?

Talvez o nascimento também não o seja porque ao fim ao cabo os nossos progenitores tomaram a decisão de engravidar, logo aqui também não se aplicaria esta teoria, sendo que a morte é a única que é certa para todos nós, enquanto não se descobrir um dia a grande fórmula da imortalidade…

O dicionário on-line Priberam diz o seguinte (10/08/2009):

destino | s. m.
1ª pess. sing. pres. ind. de destinar


destino

s. m.
1. Combinação de circunstâncias ou de acontecimentos que influem de um modo inelutável.
2. Situação resultante dessa combinação.
3. Emprego, aplicação.
4. Fatalidade.
5. Direcção!.
6. Lugar a que se dirige alguém ou é dirigida alguma coisa.
7. Pop. Sumiço.
Sem destino: ao acaso.

Nada mais poderia ir ao encontro daquilo que eu tenho sido apologista nas últimas reuniões de amigos em que o conceito de destino tem vindo à baila, aguarda a vossa refutação sobre este tão crente mente utilizado conceito.

2 comentários:

  1. [respirar fundo e...]
    destino...
    posso dizer que é um tema muito delicado e não.
    não sei ao certo se acredito nele, ou por outro lado, o destino é daquelas coisas em que depende muito os pontos de vista de cada um, aquilo que cada um vê por detrás da palavra.
    para mim o destino existe, somos nós que o construímos passo a passo, escolha a escolha. Por outro lado também existem coisas que nos acontecem, não que sejam por acaso, mas coisas que não esperamos que talvez sejam meros acontecimentos destinados pelas nossas escolhas...
    olha um filme muito bom que foca exactamente, aquilo que fazemos leva a... ou a..., é "efeito de borboleta I".
    vê e depois conversamos, ou até pode ser que combinemos para ver juntos se te apetecer, vá eu faço muiita força e vemos o filme juntos=P
    beso cantarino*

    ResponderEliminar
  2. olá cara amiga.
    Antes de mais obrigado por teres comentado tão prontamente este blogue.
    Como deves ter reparado não concordo muito com o teu post no meu comentário, mas a tua visão é uma mais valia para a discussão..
    Já vi todos esses filmes e não penso que sejam destino, porque são as opções que mudam sempre o futuro como bem se vê no filme..

    Beijinho e obrigado

    ResponderEliminar