domingo, 9 de agosto de 2009

I'm a blogger again

Já há vários dias que andava a matutar sobre a escrita, a minha escrita, as minhas ideias e um sitio “maior” onde poderia eventualmente partilhá-las. Já tive vários blogues onde partilhei uma infinidade de ideias, pensamentos, teorias, etc., mas na realidade nunca me senti satisfeito com a minha partilha, nem com a assiduidade dos leitores do meu blogue. Daqui podemos tirar várias ilações entre as quais considero duas mais importantes, a minha partilha ser pobre, fraca, fútil ou pouco útil e também o publico alvo conhecedor do meu blogue, não conseguir, através da minha escrita, aprofundar os seus comentários e sentir-se motivado a seguir atentamente os meus posts, e, quando assim é os blogues morrem.

Voltando à primeira ideia, eu estava num dilema…um blogue certo! Mas de que género? De arquivo? De actualidade? De pensamentos complexos e soltos? Estas eram algumas das minhas dúvidas, onde vários amigos não me conseguiram ajudar sobre a minha decisão. Eis que na noite em que escrevo este post, sei da notícia triste sobre a morte de Raul Solnado, e por curioso ou não, encontrava-me a ler um velho livro que acho fabuloso, que respeita aos escritos do blogue dos gatos fedorentos, mais curioso que isto só mesmo estar a ler um post, critico, irónico e um pouco a meter raiva, sobre um senhor politico que não vou dizer o nome, que estava profundamente indignado com o que se diz nos blogues, com a pouca regulamentação e aferição de fontes, bem como alguma anarquia literária (não necessária, como o próprio parágrafo do livro dos gatos argumenta), e dizia mais ou menos isto…
Alguns de nós sabe o que é um blogue e o que lá poderá encontrar, mas todos nós conseguimos dizer que não é de todo um jornal, que não segue um calendário, ou que tem não tem de todo uma agenda.
Na maioria dos casos, que tenho conhecimento, um blogue é um pequeno diário. Eu não quero que este blogue que está agora a começar seja um exemplo de diário, mas que seja sim um espaço de crescimento para todos os utilizadores.
Não é muito fácil encontrar pessoas na minha faixa etária “com tempo” para reflectir sobre assuntos que afectam o mundo…falo de sociedade, politica, cultura, economia, crise, pessoas, o mundo, enfim, o que afecta e envolve todos nós, daí que espero que como o Raul Solnado, o meu blogue seja intemporal, não na relação directa com o passar do tempo, mas no que respeita ao tempo em anos, nomeadamente a faixa etária dos leitores, bem como a classe social ou hierárquica que ocupam.
Posto isto, eis que toda a minha motivação se reuniu e este é o meu primeiro post neste blogue intitulado, “ Como um nómada na sociedade”.

Agradeço desde já a leitura deste post e espero em breve reunir dados para o arranque do verdadeiro pensamento comum.

André Vital 9 de Agosto de 2009

2 comentários:

  1. Como primeiro comment de alguns que espero fazer, desejo-te boa sorte para a escrita e que este seja um blog de sucesso! Ou seja, que consigas expor as tuas ideias, que aprendas com a reflexão que fazes ao escrever, que aprendas com os comentários e que a partilha enriqueca tanto os leitores como a tua pessoa. Sim, é isso um blog de sucesso!

    Espero que este blogue não "morra", como referiste, como os outros pela escassez de leitores/comentários porque a meu ver, não é nem pode ser esse o grande objectivo de ter um blog. Acima de tudo deve ser um espaço teu, para ti, para voares entre as palavras e sonhares através do teclado do pc. No entanto compreendo que sentir que há leitores e participação é fundamento e incentivo para quem escreve, por isso aqui te venho deixar "uma forcinha" para que consigas voar por este espaço que crias.

    Como amigo, desejo sobretudo que seja um espaço em que te consigas libertar e sentir bem ao faze-lo não te preocupando se haverá feed-back do publico ou não, conseguindo encontrar equilibrio e prazer na escrita que tornas pública, sendo os post de pensamento, opinião, debate ou qualquer outro tipo.

    A propósito da tua referência ao grandioso e jamais esquecido Raul Solnado, com uma frase do mesmo e em tom de conclusão para a mensagem que te quero transmitir, adaptando ligeiramente a frase para a segunda pessoa do singular, te digo André: "Faz o favor de ser feliz!"

    Um abraço,
    10 de Agosto de 2009.
    João Filipe Xavier

    ResponderEliminar
  2. Desde já agradeço o teu comentário e alimento o que disseste!

    Como meu amigo tens provado ao longo dos anos que não será a ausência espacial que fará mudar os vários momentos que tivemos juntos e aquele sentimento de que o que vivemos permanece é o que me faz poder sempre contar contigo mesmo não te vendo, na altura certa tua apareces e comprovas de novo o que é um amigo...

    Quanto ao blogue é mesmo um desejo pessoal..
    Gostava que "as pessoas" fossem mais participativas, não é só no meu blogue é em tudo, mas no que me confere a mim, gostava que tomassem a iniciativa como tu!

    Obrigado de novo,

    Abraço

    ResponderEliminar