sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O que é um nómada?

Para conseguir elucidar o leitor sobre a minha perspectiva de nómada nada melhor que recorrer à palavra na sua essência, ou seja, o seu significado.

O significado da palavra nómada vai muito além do seu sentido pejorativo que normalmente lhe é associado ou conferido. Na verdade a palavra nómada é muitas vezes associado à etnia cigana, sem que necessariamente apenas esta etnia faça uso do verdadeiro significado epistemológico da palavra.

Nómada

(latim nomas, -adis)
adj. 2 gén.
1. Que não tem assento fixo. = errante
adj. 2 gén. s. 2 gén.
2. Que ou quem muda de local de fixação para procurar pastagens novas. ≠ sedentário
3. Fig. Que ou quem não tem casa ou residência fixa. = vagabundo, vagamundo

Dicionário on-line de língua Portuguesa Priberam – 03/08/2009

Abarcando-me da significação desta palavra e pegando no conceito chave de nómada, ao qual respeita a designação “sem pouso”, “que anda de um lado para o outro”, etc., é-me agora possível arrancar para uma “caracterização” de nómada. Se um nómada diz respeito a uma pessoa ou várias pessoas que, em busca de condições melhores vivem em mudança de local, então, estes seres são nada mais nada menos que, todos nós.
Mas ser nómada é muito mais que seguir simplesmente de pouso em pouso, de rota em rota, de decisão em decisão, é, em cada uma destas instâncias, etapas ou tarefas da vida, lutar por objectivos, viver os momentos e solidificar aprendizagens.

Um exercício engraçado que já fiz com amigos passa exactamente por esta questão, “se eu fosse um nómada o que faria?”

A grande resposta irónica surge sempre abundantemente …um grande nada. Mas nada não é o que os nómadas fazem, nada não é o que os nómadas querem para eles. Lá porque se é “nómada” não significa que não se tem ambições, convicções, expectativas sentimentos e acima de tudo direitos e deveres. Mas quem é que nos quantifica ou qualifica enquanto nómada? Mais nómada, menos nómada…bom, a verdade é que existem instituições sociais a tentar fazê-lo, pegando em padrões comportamentais (em termos sociológicos).

Mas serão os nómadas de hoje apenas isso, seres em movimento em busca de melhores condições?

André Vital 14/08/2009

3 comentários:

  1. "Mas serão os nómadas de hoje apenas isso, seres em movimento em busca de melhores condições?"

    A cima de tudo, julgo que um "nómada" dos dias de hoje é um ser que procura a felicidade, que por sua vez arrasta inerentemente a "melhoria de condições".

    Um abraço, continuação de boa escrita.

    16 de Agosto de 2009.
    João Xavier

    ResponderEliminar
  2. Olá querido André
    Eu realmente não te conheço. Não me conheço. Ninguém conhece. Mas gosto do que vejo, do que leio e da pessoa que me "pareces" ser.
    Continua e que a tua busca te leve a bons sítios.
    Beijo enorme
    Palmira

    ResponderEliminar
  3. sinceramente...não esperava o comentário da palmira, mas estou feliz que tenhas passado aqui. Quanto ao meu amigo xavier concordo com ele, mas a felicidade tem muitas formas enquanto nos movimentamos e será sempre momentânea.
    Palmira, eu contínuo aquele ser filósofo e realmente amadureci e mudei..gostava muito de falar contigo de novo, porque acho que ambos precisamos..

    muito obrigado a vós!

    abraço e beijo

    ResponderEliminar