segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Francisco dá 10 a 0 a Manuela.

Tenho assistido a vários debates políticos recentemente entre os quais os principais cabeças de cartaz que se candidatam para as legislativas que ocorreram em breve.
De todos os que assisti até agora, o que mais me despertou atenção foi entre a Manuela e o Francisco, onde para mim, claramente Francisco ganhou o duelo por 10 a 0. Eu não sou de intrigas mas a senhora não teve argumentos para tanta verdade, ponto 1, que constava do seu mini programa generalista demais (o qual já fiz o download e confirmo o quão vago é) e ponto 2 aquilo que Manuela fez enquanto ministra das finanças.

Estes debates têm sido bastante interessantes pelo simples facto de serem tão bem legislados que há pouca margem de manobra para oscilação, embora o tenebroso Portas o tenha tentado, mas não posso dizer mais do que aquilo que Sócrates disse, ele é o senhor da guerra do Iraque que mais há a dizer se não mais coisas más, mas tirando isso são tudo coisas boas nestes debates, não lavar de roupa, não há afrontas assim tão directas e há visões de partidos políticos face a temas. As linhas entre estes partidos são cada vez mais ténues na minha visão e a mesclagem é grande quando assumem o poder e legislam aquilo que foi promulgado por outros, mas mais importante que isso é a mentalidade que o nosso país detém.

Se queremos estar na mó de cima porque não adoptar os programas de países nórdicos como Suécia ou Dinamarca e adaptá-los à nossa realidade?
Eu respondo. Porque existe demasiado interesse político e económico no nosso país que faz com que muitos continuem a lucrar com a ignorância dos outros, não pela sua burrice, mas pela sua falta de educação a vários níveis, são exemplo, sociais, culturais, económicos e políticos. E o que acontece? Bom é como respondeu Manuela a Francisco é a vida, quem tem dinheiro safa-se e salta de privado em privado comprando a sua formação, quem não tem e é precário vida fora e anda de “público em público” que se lixe. É mais ou menos isso.

Resta-me concluir este breve tópico com frases sucintas.

Não acho nunca a Manuela e o Portas com capacidade para comandar o nosso país, são correctamente imorais como dizia o filósofo.

Nunca tinha visto com atenção um debate ou discurso de Francisco, surpreendeu-me mesmo, passei a gostar mais de o ouvir.

Continuo a gostar do José, embora como digam é o que melhor foge às perguntas eu digo é o único até prova em contrário no caso freeport, com carácter e poder de argumentação suficiente para continuar a levar este país para algum porto, nem que seja continuar a afastar-nos da união europeia. Embora pareça o contrário.

Gostava de ver uma co-ligação impossível – Francisco e José.

Sem comentários:

Enviar um comentário