quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Uma política incorrectamente incorrecta penso eu de que…

Ultimamente tenho estado atento aos preços da Internet, os vários fornecedores e os pacotes que dispõem. Esta mesma pesquisa tem mostrado uma “oculta” relação preço - serviço, daquelas em que quando a oferta é muita e o preço é baixo, o pobre desconfia. Como Portugal é um país cada vez mais desigual, tal como a celebre marca de roupa (barata também por sinal, ou não), e também como a precariedade e as novas formas de pobreza que se têm diversificado, entramos naquilo a que eu chamo “Publicidade Míope”.

E o que é isto da publicidade míope é aquela publicidade fantástica, com produtos fantásticos a preços….adivinhem lá, FANTÁSTICOS. Não vos parece maravilhoso? E na realidade seria, não fossem os 30 mil asteriscos e os números para ler em rodapé. Antigamente quando a publicidade era menos enganosa estes asteriscos e números de rodapé iam praí até 3 no máximo, mas não é que agora as publicidades mais recentes adoptam até 7 itens destes, ou seja, 14, 7 de cada.

Mas isto não é com certeza o pior, se estiverem atentos como eu e se desconfiarem da grande esmola que estes senhores do mercado em franca crise nos dão. Franca crise porque como já foi mostrado em várias estatísticas europeias, não temos assim tantos utilizadores de Internet como isso, nem áreas amplamente cobertas, mas temos os preços mais caros. Continuamos a querer encher os bolsos, é à portuguesa! O pior mesmo, são pessoas que como eu compraram um serviço de Internet há muito tempo, que não vou especificar, que foi sofrendo actualizações de velocidade, os up grades, porque a velocidade do serviço foi aumentando e fez com que outras desaparecessem. Mas na realidade este up grade, não é de todo um up date, e porquê? Bom porque na realidade adquirir um novo pacote com velocidades mega superiores de Internet e com serviços wirless, mesmo com todos os asteriscos e numerosinhos, continua a custar bem menos (embora caro na média europeia) do que ser cliente há faz tempo. E eu pergunto sendo cliente há dez anos, digo eu como milhões de pessoas, não faria sentido que o meu plano de preços, para além da velocidade, fosse actualizado para o actual pacote oferecido a novas adesões? É que quase apetece dizer como um célebre anúncio agora, livra-te do teu serviço de Internet pré-histórico!
Para mim seria correcto que tal como me fizeram um up grade à velocidade, que é de 8 mg e também não existe, que me fizessem um up date do meu plano de preços para o de 10 euros inferior com velocidade quase duplicada da que disponho.

Será politicamente correcto e legal o que se faz? Eu digo, neste país sim, infelizmente. Será uma boa politica moral, empresarial e de cativação de clientes? Eu digo não, mas neste país, quem manda são as empresas, até já dizem que o nosso primeiro-ministro quer espiar o presidente da república. Eu pergunto porquê? E para quê? O senhor já não tem idade para off shores, agora os professores esses sim e ainda por cima no activo (das listas de espera claro).

1 comentário:

  1. eh lá...
    isso é que é escrever.
    eu na verdade não estou muito actualizada acerca da internet, por enquanto tenho-a pelo programa e.escola...
    mas realmente essa história de os novos clientes terem mais regalias que os clientes mais velhos, é uma senhora treta.

    bem srº menino andré vou passando por aqui.
    hasta*

    ResponderEliminar